- Nome:Agatha Harkness
- Terra natal:Estados Unidos
- Personagem do:Marvel Comics
- Ocupação:Antigamente líder da Nova Salem e gorvenanta de Franklin Richards/Vilão
- Habilidades:Feitiçaria,Telepatia,Conjuração,Vasto conhecimento em magia e Poderes mágicos.
História
Agatha Harkness tem idade suficiente para saber coisas de à pelo menos 500 anos antes da cidade de Atlântida se submergir.
Como uma jovem loira, ela perambulava por uma cidade de bruxos com séculos de idade, ela juntou-se a eles naquele tempo. Tornou-se a feiticeira mais poderosa da aldeia Nova Inglaterra em vila de Nova Salem ,e que mais tarde, se tornaria a sua grande dama ou líder.
Agatha transformou várias(os) feiticeiros(as) em bruxo-matadores, com o objectivo de fortalecer a comunidade dos bruxos, livrando-se daqueles que não pudessem se defender. O fato de que os novos salamitenses chamarem as pessoas de fora de mortais, pode indicar que eles tenham vida muito mais longa do que as pessoa comuns.
A identidade do marido de Agatha é desconhecida e não se sabe se Harkness é o seu nome de casamento ou de solteira. Agatha e o seu marido tiveram apenas um filho juntos, conhecido como o bruxo Nicholas Scratch (o seu nome talvez seja assumido por si).
Agatha Harkness foi introduzida pela primeira vez como sendo a ama-seca de Franklin Richards. Através das acções de Nicholas Scratch, seu filho, foi revelado que ela era membro, da até então, desconhecida Nova Salem, colónia de bruxas do Colorado. Scratch havia tomado o controle da cidade e de seus habitantes e tinha-os convencido de que Agatha tinha traído segredos da comunidade de bruxos através do trabalho para o Quarteto Fántastico. Ela foi raptada e foi levada junto com Franklin de volta para a comunidade, para que ela pudesse ser levada a julgamento. O Quarteto fantástico seguiu-a e lutou contra Os Sete de Salem, netos de Agatha, ou seja, filhos de Scratch. O Quarteto Fantástico venceu e libertou Agatha. A comunidade vendo a maldade de Scratch baniram-no para outra dimensão.
Scratch tentou voltar várias vezes para se vingar do Quarteto Fantástico. De todas as vezes eles eram ajudados por Agatha, que acabou por regenerar o seu filho.
Eventualmente Os Sete de Salem assumiram novamente a Nova Salem. Eles capturaram Agatha e a mataram queimando-a na fogueira. Numa batalha que aconteceu entre a Feiticeira Escarlate e os Sete de Salem, as energias de toda a comunidade passaram para Vertigo, um dos Sete, que perdeu o controle delas. Wanda conseguiu capturar e diminuir essa energia, mas a cidade ainda estava sendo dizimada. Wanda então canalizou a energia para a sua barriga, para ficar grávida de seu marido.
Agatha ressurgiu, evitando explicações de seu retorno, ela alegou que os filhos (gémeos) da Feiticeira Escarlate eram realmente fragmentos da alma de Mephisto, e apagou a memória de Wanda e de seus filhos, ao invés de lutar para libertar-los, e sim deixar que Mephisto os reabsorve-se novamente.
Ela passou a auxiliar outros bruxos em tempos de crise. Treinou Wanda para que ela pudesse controlar melhor os seus poderes, alegando que os seus poderes mutantes eram da "magia do caos" e ajudou a ressuscitar o Vingador Magnum.
Ela tornou-se ama-seca, cuidando de crianças, mas acabou por se aposentar. Até que o Quarteto Fantástico entrou em contacto com ela, para que visitasse o seu filho recém-nascido, Franklin. Ela aceitou de imediato.
Quando os heróis levaram Franklin pela primeira vez à casa dela no topo de Whisper Hill, convidou-os para passarem lá a noite, pois já estava a chover forte e também estava muito tarde. Após Tocha Humana e o Coisa terem se acalmado, o Coisa caiu através de uma pintura giratória em seu quarto, e em directo nas garras do Quarteto Terrível. O quarteto demoníaco conseguiu rapidamente capturar o resto do Quarteto Fantástico, com excepção de Medusa, que foi convidada a juntar-se a eles, mas quando ela descobriu os seus planos ela virou-se contra eles. Após uma breve luta, também ela foi dominada, utilizando a cola de Ardiloso.
Os outros três logo enfrentaram Agatha Harkness, mas subestimaram-na. Agatha avisou que o seu gato, Ebony, iria eriçar os seus pelos, mas o Mago ignorou o alerta e atacou. O gato transformou-se em uma enorme pantera, que o atacou e jogou pela janela, onde bateu numa árvore e ficou inconsciente. Ardiloso e Homem-areia, atacaram logo depois, mas Agatha transformou Homem-Areia em rocha e convenceu Ardiloso que o Coisa era um gigante monstro demoníaco, e ele desmaiou morto de susto.
O resto do Quarteto Fantástico recuperou-se logo, as armas do Quarteto Terrível viraram pó minutos depois, graças a Agatha. Eles correram para achar o bebe, e acharam-no aos cuidados de Agatha, dormindo profundamente. Antes que todos fossem para as suas camas, o Coisa avistou um livro no final da mesa, intitulado Contos da Velha Salem. Agatha o zombou dizendo que ela talvez fosse uma bruxa, e o mandou correndo para o seu quarto.
Agatha virou a ama-seca permanente de Franklin após isso.
Na verdade o cadáver de Agatha, havia sido reanimado pela Feiticeira Escarlate quando esta precisava. Ela acabaria morrendo uma segunda vez, desta vez para sempre. Wanda teve um confronto violento com Agatha, por causa dos seus filhos. Nick-Fury e a S.H.I.E.L.D encontraram o corpo de Agatha na casa onde ela estava se escondendo da Feiticeira Escarlate.
A Feiticeira havia assassinado a sua professora a sangue frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário